FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Módulo simples para fonte de bancada ajustável 6Amp 1,25 à 33V





Módulo simples para fonte de bancada ajustável 6Amp 1,25 à 33V

English Version: Click Here
Fonte de bancada para o Engenheiro, Técnico, Projetistas, são de suma importância, sem sombra de dúvida, mas, o que mais chama a atenção, é que essas fontes que se tem no mercado, são de baixa corrente, bastante limitada e são também muito caro, as fontes de bancada de qualidade, são muito caras, e não dá para qualquer um.
Pensando nisso desenvolvemos um módulo para utilizar em nossa fonte de bancada, é um projeto  fantástico, pois esse módulo tem controle de tensão ajustável entre 1,2 a 33v, com um grande poder de corrente 6 Amperes, com proteção de curto-circuito, e proteção de temperatura, uma forma simples e com baixo custo!!! 

Utilizaremos materiais de fácil aquisição e de preço acessível, para podermos construir uma fonte de bancada decente.

O esquemático é bem simples, utilizamos dois CIs LM350, cada um fornece 3 Amperes, juntos eles fornecerão 6 Amperes ajustável.

Utilizaremos também, dois resistores de 220 Ohms, para quem não se lembra, são as cores "Vermelho, Vermelho, Marrom", e um Potenciômetro de 5K, se você deseja mais precisão, poderá utilizar um potenciômetro multivoltas
E uma placa de circuito impresso universal, ou se preferir, placa de circuito impresso ilhada.
Utilizaremos também o retificador de barreira SCHOTTKY S16C45C de 16 Amperes, de uma velha fonte ATX, caso você não tenha, poderás utilizar dois diodos com os anodos recebendo a saída de cada LM, e os catodos se unem formando uma só saída, como sugerido no esquemático na imagem

Utilizaremos também o dissipador da própria fonte ATX, com seus respectivos isoladores, não se esqueça disso.

Depois da lista de componentes separada, vamos a montagem.

Baixe o esquemático para que você possa acompanhar juntamente conosco, o que irei fazer aqui na placa universal é conectar segundo o esquemático que criei, mais não tenho ele em disposição de placa de circuito impresso, pois o esquema é bem simples, e você pode fazer como você achar melhor as disposições dos componentes.

Depois de ter colocado os dois CI e o Retificador no dissipador, encaixaremos na placa,
Depois de encaixado, colocaremos os dois resistores.
O potenciômetro, nós não iremos soldar na placa, pois normalmente utilizamos o potenciômetro de controle de tensão distante da placa, assim utilizarei um conector para poder facilitar na hora de montar ou desmontar

Tudo encaixado, agora vamos soldá-los...

Utilizaremos esse cabo com o conector macho dois pinos e soldaremos no Potenciômetro...

Para você que acha pouco 6 A, tenho uma boa notícia para você!
Com esse esquemático que criei, podemos dobrar a corrente para 12 amperes, o que ficaria uma potente fonte de tensão regulável com proteção de curto e temperatura, o que você tem que fazer é só dois módulos desse e pronto, você terá sua saída de 12 amperes.

É muito importante antes de ligarmos, conferir se os Cis e o Retificador estão realmente isolados do dissipador, e se não há algum curto-circuito nas trilhas.

Depois de tudo soldado, vamos conectar uma fonte de tensão, que no meu caso, é uma de 24V.
Lembre-se, a tensão de saída dependerá da tensão de entrada menos a tensão de suporte dos CIs que é 1,25v, menos a perda do diodo que é de 0.7v que resulta em voltes de entrada menos 1,95v aproximadamente.
Depois de avaliado, tudo OK.

Nossa carga será essa lâmpada alógena utilizada em farol de milha de carro de 55w e 12v.
Como já conhecemos a lei de Ohms, Corrente é igual a Potência sobre Tensão.
Isso quer dizer 55 watts sobre 12 volts, que é aproximadamente 4,58A. 
Ajustamos a tensão para 13,52v, porque essa é em média a tensão de um carro em movimento recebendo energia do alternador.
Vamos colocar a carga e vê a queda de tensão....
Vamos ligar a carga.
Está aí, com uma carga de 4,58 A, conseguimos uma boa estabilidade no módulo, tendo uma queda de tensão de apenas 0,4V.

Para você que deseja fazer um módulo único com um só LM350, sugerimos a você que veja nosso post: Fonte Ajustável de 0 ~33V e 3 Amperes

Arquivos para baixar

Link direto: Download

Conclusão

O nosso projeto, funcionando perfeitamente, pela sua simplicidade, é um ótimo circuito simples e eficaz.

Para você que gostaria de mais detalhes 

Assista no nosso canal do YouTube, esse vídeo com detalhes de testes e tudo mais.




Obrigado, forte abraço.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui!!!  FVML!!! 

Deus vos Abençoe.

Shalom


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigado.
      Continue conosco, se inscreva no nosso canal do YouTube também.
      Abraços

      Excluir
  2. Saberia me informar se o SCHOTTKY S16C45C poderia ser substituído por algum desses: YG865C15R, S20U100CT, SBR20U100CT, SBR20U100CT? Achei em algumas fontes aqui mas não sei se daria certo nesse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @DIEGO RODRIGUES DO CARMO
      Pode sim amigo, esses diodos são de potência, e podem ser utilizados nesse projeto sem problemas algum.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Boa noite vi seu projeto muito interessante, tenho uma dúvida sou iniciante por isso pesso desculpas se a pergunta for muito amadora rsss vou utilizar em uma fonte de alimentacao ATX posso alimentar com o fio 12 v (amarelo) e no negativo o -12 para atingir os 24 v na entrada. Agradeço a Atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Todos nós somos principiantes, não ha do que se desculpar...
      O -12V das fontes ATX teem em média alguns miliamperes, não irás conseguir ligar praticamente nada nele, pois se juntares os -12V + o 12V, irá dar os 24V sim, porém só terá alguns miliamperes, ficando inviável a utilização dele.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir