segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DIAC - O que é, e como Funciona?

DIAC - O que é, e como Funciona?

DIAC ou "Diode for Alternating Current" em tradução literal "Diodo para Corrente Alternada" - É um diodo bidirecional que conduz corrente elétrica somente após a sua tensão de ruptura (VBO) ter sido atingida,  ou, também é conhecido como; corrente de corte. A tensão de disparo é por volta de 30 volts para a maioria destes dispositivos, ele é um dispositivo que possui dois eletrodos e é um membro da família dos tiristores. Os DIACs são usados ​​no desencadeamento de tiristores
Os símbolo representativo do DIAC é mostrado na figura 2 logo abaixo. Ele assemelha-se à conexão de dois diodos em paralelo, o que significa que ele conduz em ambas polaridades em uma tensão de alimentação. Um DIAC não tem um terminal gate para controle como no caso de dispositivos Tiristores.
Fig. 2 - Simbolo representativos do Diac

A vantagem de um DIAC é que ele pode ser controlado simplesmente alterando o nível de tensão. Os DIACs também são conhecidos como um transistor sem base. Deve-se levar em consideração que um DIAC pode ser ligado ou desligado em ambas polaridades de tensão, ou seja; uma tensão de passagem positiva ou mesmo tensão negativa.

Operação DIAC

Os DIACs são componentes que conduzem correntes somente após um certo nível de tensão de interrupção seja excedido. A tensão de ruptura real dependerá da especificação para cada tipo de componentes específico.
O DIAC pode ser ligado para a polaridade das tensões. Quando A2 é mais positivo em relação a A1, então a corrente não flui através da Camada-N correspondente, mas flui de P2-N2-P1-N1. Quando A1 é mais positiva que A2, a corrente flui através de P1-N2-P2-N3.
Quando a tensão de ruptura do DIAC ocorre, a resistência do componente diminui abruptamente e isso leva a uma queda acentuada na queda de tensão do DIAC e a um aumento correspondente na corrente. Como podemos observar na figura 3 logo abaixo, o DIAC manterá o seu estado condutor até que a corrente através dele desça abaixo de um valor específico conhecido como corrente de retenção. Quando a corrente cai abaixo da corrente de retenção, o DIAC volta ao seu estado de alta resistência e não haverá condução nele.
Fig. 3 - Característica de tensão-corrente do DIAC

Aplicação do DIAC

Uma das principais aplicações de um DIAC é em um circuito de disparo com o TRIAC. O DIAC está conectado ao terminal do gate do TRIAC. Quando a tensão através do DIAC diminui abaixo de sua região de corte, através de um valor pre-determinado geralmente utilizando um potenciômetro, a tensão no Gate do TRIAC será zero e, portanto ele não conduzirá.
Existem várias aplicações para a utilização do DIAC, como mostrado na lista abaixo.

  • Circuito dimmer da lâmpada
  • Circuito de controle de temperatura
  • Controle de velocidade de motores universal

Construção do DIAC

Os DIACs são fabricados em três camadas e cinco camadas de estrutura. Na figura 4 podemos visualizar a imagem ilustrativa da construção de ambos os DIACs.
Fig. 4 - Construção de 3 camadas e 5 camadas de DIACs

Estrutura de 3 camadas do DIAC

Nesta estrutura, a comutação ocorre quando a junção inversa polarizada experimenta a quebra inversa. Este é o DIAC mais utilizado na prática devido à sua operação simétrica. Este DIAC de três camadas pode atingir a tensão de ruptura de cerca de 30 V em geral e capaz de fornecer melhorias suficientes nas características de comutação.

Estrutura de 5 camadas do DIAC

A estrutura de cinco camadas do DIAC é muito diferente em termos de operação. Esta estrutura de dispositivo forma uma curva I-V que é como a versão de três camadas. Podemos dizer que essa estrutura se parece com dois diodos de interrupção conectados de volta para trás.


E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário