FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 18 de setembro de 2022

Wemos D1 Mini ESP8266 - Pinagem - Pinout - Características e Especificações!

Pinagem - Pinout - Wemos D1 Mini ESP8266 - Características e Especificações! - fvml
Pinagem - Pinout - Wemos D1 Mini ESP8266 - Características e Especificações! 

Olá a Todos!

O Wemos D1 Mini é um módulo integrado com o ESP8266, que consegue interagir com outros dispositivos através de uma Rede WiFi, além disso, ele possui um módulo FTDI embarcado no próprio módulo, facilitando a integração e comunicação Serial do ESP8366 com um computador através de uma porta USB.

O Wemos D1 Mini assim como os outros embarcados, NodeMCU, Lolin D1 Mini, etc. têm basicamente os mesmos aspectos, já que usam como base o módulo ESP8266, sendo assim, o que diferem são aspectos do modelo que os fabricantes criam e utilizam em seus módulos.

No caso do Wemos D1 Mini possui, 9 pinos I/O de entrada/saída digital, e apenas 1 conversor analógico-digital ADC de entrada analógica de 10 bits, pino A0

Características

O Módulo Wemos D1 Mini utiliza o módulo ESP-12F ESP8266, integrado ao módulo, tem comunicação WiFi (Sem Fio), e suporta redes WiFi 802.11 b/g/n e criptografia WPA e WPA2, com consumo controlado de energia.

Composta por porta micro USB para alimentação e programação, sem necessidade de se ter um módulo FTDI externo para programação, uma porta entrada analógica ADC, com resolução de 10 bits, possui 11 portas I/O digitais operando em níveis lógicos de 3,3V, (não tolerante a 5V). 

Devido ao suas dimensões reduzidas; 26mm(L) X 4mm(A) X 34mm(C), e seu baixo custo de aquisição, vem ganhado bastante espaço em projetos que requiram pequenos tamanhos de montagem em automação, robótica, controle remotos, IoT, entre tantos outros.

Alimentação do Wemos D1 Mini

Existe três formas de se alimentar o Wemos D1 Mini, o que pode facilitar bastante em projetos que não dispõem de espaços físicos, ou projetos que trabalham com baterias.

  1. Através da Porta Micro USB: Essa é a maneira tradicional e mais popular que todos nós geralmente utilizamos na maioria das vezes para desenvolver os nossos projetos, a porta USB deve fornece 5V com uma corrente de 500mA.

  2. Através do pino VIN 5V: Essa é uma forma de você estar utilizando uma fonte externa, seja uma bateria, uma fonte externa, ou qualquer outra recurso que você precise, só devemos lembrar que  a tensão recomendada no pino VIN está entre; 4,3V até no máximo 6V

  3. Através do Pino VIN 3V: O pino 3.3V está conectado diretamente a alimentação do ESP8266 após o regulador de voltagem, possibilitando alimentá-lo por uma tensão VCC externa de 3.3V no pino 3.3V. OBS: Tensões acima de 3,6V poderá danificar o módulo ESP8266.

Diagrama Esquemático

Na Figura 2 abaixo, temos o diagrama esquemático do Módulo Wemos D1 Mini ESP8266, para analisarmos divididas em blocos.
Esquemático Wemos D1 Mini ESP8266 - fvml
Fig. 2 -Diagrama Esquemático Wemos D1 Mini ESP8266

Especificações Técnicas

Na tabela abaixo, você encontrará as principais especificações técnicas do ESP8266 — Wemos D1 Mini.

PlacaNomeDescrição
WemosD1 Mini - ESP8266
MicroprocessadorTensilica Xtensa Diamond Standard, L106 micro MCU 32 bits
Conector USBMicro-USB
PinosBuilt-in LED PinoD4 - GPIO02
Digital I/O Pinos11
Pinos de Entrada Analógica1
Pinos PWM8
ComunicaçãoUARTSim
I2C / I2SSim
SPISim
AlimentaçãoTensão de Entrada/ Saída dos Pinos3.3V (regulador LM1117 3,3V/500mA)
Tensão de entrada (USB / VIN)4-6V (5V padrão)
Corrente por pinos I/O12 mA
Conector da Fonte de AlimentaçãoNão
Velocidade do ClockProcessador Principal80MHz ou 160MHz
Conversor USB-SerialConversor BUS CH340 - Clock de 12MHz
MemoriaChip ESP8266EXFlash 4MB, SRAM 64KB, EEPROM 512Bytes
DimensõesPeso~ 5 g
Largura26 mm
Comprimento34 mm

E por hoje é só, espero que tenham gostado!


Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.
Deus vos Abençoe
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário