FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 1 de março de 2021

Circuito Transmissor de FM baixo consumo Baixa Tensão com CI UPC1651

Fig.1 - Circuito Transmissor de FM baixo consumo Baixa alimentação com CI UPC1651


Olá a Todos!

Hoje apresentaremos um circuito transmissor de FM, bem simples utilizando somente um Circuito Integrado, o UPC1651

Descrição

O UPC1651 é um circuito integrado monolítico de silício especialmente projetado como um amplificador de banda larga, pode ser projetado um projeto eletrônico de transmissor FM de baixo custo muito simples. 

Com uma ampla resposta de frequência de até 1200 MHz cobrindo a banda HF até a banda UHF, e ganho de potência de até 19dB, com potência de 250mW, e com todos esses aspectos, pode ser alimentando com pequenas tensões e baixa corrente de consumo. Apenas 5Vcc de alimentação, e corrente de apenas 20mA tipicamente. 

Atenção - Importante!

Para cada País, Região, Estado… Existem Leis a respeito das radiodifusões, telecomunicação, transmissão áudio e vídeo, etc. Não utilize equipamentos de telecomunicação sem a autorização das entidades responsáveis pela transmissão de Rádio Frequências. 

Nosso site ensina eletrônica aplicada a vários seguimentos, tudo isso para incrementar o conhecimento, não apoiamos nenhum tipo de operação ilegal. 

Para qualquer operação com RF, verifique as permissões, certifique-se da legalização no órgão responsável. No nosso PaísBrasil, o órgão responsável é: ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações.  

Características

  • Resposta de Frequência até 1200 MHZ
  • Alto ganho de saída 19dB tipicamente
  • Baixa tensão de operação 5V
  • Potência de operação de até 250mW 
  • Baixo consumo de operação 20mA tipicamente
  • Montagem minimalista

Funcionamento

A entrada de sinal de áudio é conduzida através do microfone de eletreto, alimentado por meio do resistor R1, e o sinal de áudio é enviado ao Pino 2 de entrada do CI através do Capacitor C1, que atua como um filtro ant-ruído. 

O Indutor L1 e o capacitor C3 formam o circuito LC necessário para criar as oscilações, que através do Pino 4 do CI tem-se a saída de sinal modulado em FM. A bobina L1 tem 5 voltas de fio de cobre de 0,5 mm com diâmetro da bobina de 4 mm

Para variar a frequência do transmissor, devemos ajustar o capacitor C3. E a antena deve ter o tamanho de cerca de 50 à 70 cm de comprimento, e você pode usar um pedaço de fio comum para isso.

Lista De Componentes

  • CI1 ............ Circuito integrado UPC1651
  • R1 ............. Resistor 4.7KΩ 1/8W
  • C1 ............. Capacitor eletrolítico 3.3uF / 10V
  • C2 ............. Capacitor de Cerâmico 15pF
  • C3 ............. Capacitor Variável, Trimmer 15pF
  • L1 .............. Bobina de 5 Voltas, 0,5mm, 4mm diâmetro
  • Mic ............ Microfone de Eletreto
  • Diversos .... Ferro de solda, estanho, fios, etc.

Obs.: Não fizemos esse Circuito para podermos confirmar o seu funcionamento, não conseguimos adquirir o componente principal o cI UPC1651.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Quaisquer dúvidas, sugestões, correções, por favor, deixe nos comentários abaixo, que em breve estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá @PAULINO
      Muito obrigado!
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir