FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Como Construir um cabo MIDI

Como Construir um cabo MIDI

Olá a Todos!!!

No post de hoje iremos fazer um cabo MIDI "Musical Instrument Digital Interface", que serve para realizar conexões e controle de diversos periféricos, tais como: Controle de Instrumentos MIDI,  Sequenciadores interligados a um Teclado, interfaces de Audio e MIDI para gravações e etc. Tudo isso pode ser controlado pela Interface digital MIDI.

Para a realização da montagem do cabo MIDI, iremos precisar de:
  • 2 - Conectores DIN-5 Macho
  • 1 - Cabo blindado 2 metros "tamanho depende do seu uso"
Na figura 2 logo abaixo, temos a pinagem do plug DIN-5 macho, com imagem real do lado esquerdo, e do lado direito temos a imagem ilustrativa que iremos analisar, pois será necessário virar o componente para realização da soldagem do cabo, e se não tomarmos atenção podemos confundir a pinagem e soldá-lo inversamente.
Fig. 2 - Pinagem Plug DIN-5 Macho MIDI
Na figura 3, temos as conexões necessárias para a construção desse cabo, é bastante simples, existe apenas duas ligações necessárias para fazer a conexão entre dois periféricos MIDI, uma ligação será o Pino 4 CSINK - "Current Sink", e o outro é o Pino 5 CSRC "Current Source", em alguns casos, se você for utilizar um cabo muito grande, é aconselhável utilizar o Pino 2 Ground "terra", para evitar interferências na comunicação digital do cabo MIDI.
Fig. 3 - Diagrama esquemático cabo MIDI

Depois de tudo soldado, é bom verificar se ha curto circuito nas conexões e se tudo tiver correto, verifique também se ha continuidade em ambos os polos do cabo, para ver se o cabo também não está quebrado.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário