FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Como Fazer Montar um Cabo MIDI

Como montar seu próprio Cabo MIDI
Fig. 1 - Como Fazer, montar um Cabo MIDI

Olá a Todos!!!

No post de hoje elaboraremos um cabo MIDIMusical Instrument Digital Interface”, que serve para realizar conexões e controle de diversos periféricos, tais como: 

  • Controle de Instrumentos MIDI
  • Sequenciadores interligados a um Teclado
  • Ligações entre dois Teclados
  • Interfaces de Áudio e MIDI para gravações
  • Pedaleira Conectado a uma Interface de Áudio
  • Entre tantas outras opções
Tudo isso podemos fazer o controle pela Interface digital MIDI, de forma simples e programável.

Você pode se interessar também:

Para a realização da montagem do cabo MIDI, precisaremos de:

  • 2 - Conectores DIN-5 Macho
  • 1 - Cabo blindado 2 metros "tamanho depende do seu uso"
Na figura 2 logo abaixo, temos a Pinagem do plug DIN-5 macho, com imagem real do lado esquerdo, e do lado direito temos a imagem ilustrativa que analisaremos.

Pois, será necessário virar o componente para realização da soldagem do cabo, e se não tomarmos atenção podemos confundir a Pinagem e soldá-lo inversamente.

Fig. 2 - Pinagem Plug DIN-5 Macho MIDI

Na figura 3, temos as conexões necessárias para a construção desse cabo, é bastante simples, existem apenas duas ligações necessárias para fazer a conexão entre dois periféricos MIDI, uma ligação será o Pino 4 CSINK - "Current Sink", e o outro é o Pino 5 CSRC "Current Source".

Em alguns casos, se você for utilizar um cabo muito grande, é aconselhável utilizar o Pino 2 Ground "terra", para evitar interferências na comunicação digital do cabo MIDI.

Fig. 3 - Diagrama esquemático cabo MIDI

Depois de tudo soldado, é bom verificar se há curto-circuito nas conexões e se tudo tiver correto, verifique também se há continuidade em ambos os polos do cabo, para ver se o cabo também não está quebrado.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.
Deus vos Abençoe!
Shalom!

2 comentários:

  1. queria saber se realmente não tem problema conectar o pino DIN-5 no out sem o terra. estou tentando consertar um cabo midi-usb meu, eu preciso do out e só tenho o in nele, muitos anos atrás quebrou e tiramos o cabo, aí queria saber se da certo, eu pegar o cabo do in (que não tem o fio terra) e passar para o out sem usar o 3 fio (terra), colocando na devida posição de 5-4 nos conectores-fios-placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LUKENILZEN
      Para um cabo MIDI, não ha necessidade de utilizar o fio terra, agora para a placa USB, não tenho como saber, pois não tenho acesso ao circuito para identificar.

      Forte abraço, boa sorte!

      Excluir