FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

domingo, 1 de março de 2020

Carregador de Bateria 12V Automático com CI UA741 + PCI

Carregador de Bateria 12V Automático com CI UA741 + PCI

Olá a Todos!!!!

No post de hoje, iremos apresentar um simples circuito carregador de bateria automático 13,8V que suporta uma corrente de carregamento de aproximadamente 4A, esse circuito carregador de bateria automático é um carregador inteligente que possibilita a realização do carregamento das bateiras automaticamente, sem a necessidade de está monitorando e desligando manualmente, isso trás infinitas possibilidades, tais como circuitos que tenha baterias e necessitem de carregá-las automaticamente e não fique injetando tensão direto na bateria causando danos e redução da vida útil da bateria.
Este Carregador de Bateria Automático é possível realizar uma carga completa da bateria sem danificá-la, o circuito ativa o carregamento apenas quando a bateria apresenta uma perda de tensão abaixo do valor programado, podendo ser carregado baterias de Lithium, Chumbo-ácidoNíquel Cádmio etc, com qualidade excelente, ou seja, podemos recarregar bateria de carro, baterias de sistema de alarme, baterias de Nobreaks e etc. com a comutação automática ajuda a manter a bateria sempre em perfeitas condições. 

O amplificador operacional UA741 é usado como um comparador de tensão de precisão para monitorar o nível de tensão da bateria. Sua entrada Não-Inversora obtém uma tensão de referência de 5,1 V através do diodo Zener de 5.1V em série com o R1 de 470Ω formando uma tensão estabilizada na sua entrada,  enquanto a entrada Inversora obtém a tensão regulada (definida por P1) de acordo com o tipo de bateria ou a tensão de carga que você deseja programar como, 12.6V, 13.8V, 14.4V, que podemos setá-lo controlando assim a saída do Amplificador Operacional que através do resistor R3, que é um limitador de corrente conectado na base do transistor Q2 que tem a função de driver, que ativa o transistor de potência Q1, que será a saída controlada dependendo da tensão final programada.
Na figura 2 logo abaixo podemos acompanhar e analisar todo o circuito, como podemos ver, é um circuito simples e de fácil montagem, não precisamos de tanta experiências para executar a montagem desse circuito.
Fig. 2 - Circuito Carregador de bateria 12V automático com CI UA741
É imprescindível saber que este dispositivo deve ter uma tensão de suporte maior que a tensão de necessária para carregar a bateria, o transformador deverá ter uma tensão na saída de 13-15 volts com um mínimo de corrente de 4 Amperes, e deve ser retificada com tensão DC, se não tiver um transformador com essas especificações, podes colocar um com tensão menor, porém deves saber que na saída irás alcançar no máximo a tensão fornecida pelo sua fonte.

Lista de Materiais

U1 ------------------------ Amplificador Operacional UA741
Q1 ------------------------ Transistor TIP41C
Q2 ------------------------ Transistor de potência TIP35C
DZ1 ---------------------- Diodo Zener 5,1 volts lW
R1 ------------------------ Resistor de 1/8W 470Ω (amarelo, violeta, preto)
R2 ------------------------ Resistor de 1/8W 10 KΩ (marrom, preto, laranja)
R3 ------------------------ Resistor de 1/8W 270 Ω (vermelho, violeta, preto)
P1 ------------------------ Trim-pot de 10 KΩ (pode ser usado um potenciômetro)
Diversos ----------------- Dissipador de calor para Q1 e Q2, fios, estanho etc.

Estamos dispondo logo abaixo da figura 3 a placa de circuito impresso em arquivos GERBER e JPEG, para você poder baixar e fazer sua plaquinha para montar de uma forma mais otimizada e profissional.
Fig 3 - PCB Carregador de bateria 12V automático com CI UA741

Arquivos para baixar, link direto:

Click Aqui: 

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

4 comentários:

  1. Ing, Jemerson , este circuito es una fuente de poder regulable con una capacidad de +/- 4A , pero no es un cargador automático...como dice dice el titulo....
    De todas maneras es un circuito fácil de hacer..felicitaciones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola @HUGO SOTO
      Gracias por tu comentario
      Este circuito utiliza el puerto no-inversor del amplificador operacional para comparar el voltaje de carga de la batería con el voltaje estabilizado a través del diodo zener de 5.1V. Tan pronto como el voltaje en el comparador es igual al voltaje de referencia, corta la salida.
      Así es como funcionan básicamente los cargadores.
      Fuerte abrazo.

      Excluir
  2. Ola, gostaria de saber se posso usar uma fonte de 19v por 4 amperes neste projeto, caso nao, qual seria o limite de tensao que posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JEAN.ICEZINHO
      Isso depende do seu Circuito integrado.
      A tensão máxima dos CIs são:
      µA741C - 18V
      µA741I, µA741M - 22V

      Não poderás passar essas tensões.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir