FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Simples Circuito Temporizador usando um Transistor BC548 + PCI

Fig. 1 - PCI Circuito Temporizador com um Transistor

Olá a Todos!

No post de hoje, montaremos um circuito temporizador bastante simples com apenas um transistor de uso geral, como o BC548, e outros pouquíssimo componentes que compõem o circuito, a ainda estaremos disponibilizando a PCI para que precisar montar em PCI.

Esse circuito pode ser usado para vários fins de temporização em projetos eletrônicos, já que temos a possibilidade de usarmos às duas saídas, NF (Normalmente Fechado) e NA (Normalmente Aberto). 

Podemos utilizar esse temporizador para acionar uma carga e ela desligar depois de um tempo, ou para acionar uma carga com retardo, ou seja, a carga ser acionada depois de um tempo pre-programado.

O Circuito Temporizador

Na Figura 2 abaixo, temos o diagrama esquemático do temporizador, que como podemos visualizar é bastante simples e pode ser montado com bastante facilidade, são poucos os componentes necessários para a montagem desse circuito.

Fig. 2 - Simples Circuito Temporizador usando Transistor 

Como o Circuito Funciona?

O circuito temporizador simples tem o funcionamento bastante simples, após energizado, no momento que o botão de disparo for pressionando, o relê fecha o seu contato acionando a carga, e mantém isso por cerca de 45 segundos.

Esse tempo é determinado diretamente pelo capacitor que armazena essa carga, e mantém o transistor polarizado, e você pode está aumentando esse tempo substituindo o capacitor para um de carga maior, por exemplo, 1000uF, que o temporizador passará parar um tempo médio de 2 minutos.

Na Placa colocamos as saídas do Relê NA e NF, e você pode está ligando uma carga após ter pressionando, utilizando o contato NA, e a carga desliga após o tempo determinado.

Podemos também utilizar o contato NF, para acionar a carga após o tempo determinado, fica a sua escolha.

O Relê utilizado é o relê padrão de cinco pinos, com bobina de 12V e corrente de carga de 10A, para quem precisar mudar a tensão de trabalho.

O circuito pode funcionar sem problemas algum com tensões menores como 5V, 6V, 9V, 12V, basta para isso colocar um Relê que tenha sua tensão de contato para as tensões da alimentação. 

Lista de Componentes

  • Q1 ---------- Transistor de uso geral BC548, ou equivalentes
  • D1 ----------- Diodo 1N4007, ou equivalente
  • R1 ----------- Resistor 1/8W 470K
  • R2 ----------- Resistor 1/8 47K
  • C1 ----------- Capacitor Eletrolítico 470uF /16V
  • K1 ----------- Relê T73 DC-12V 5T 10A - Relê de uso geral
  • P1, P2 ------- Borner para placa soldável dois terminar parafusado
  • Chave_1 ---- Micro-chave contato padrão 
  • Outros ------- PCI, ferro de solda, estanho fios etc...

Placa de Circuito Impresso

Estamos disponibilizando a Placa de Circuito Impresso para baixar, como ilustrada na Figura 1, é um link direto, e nele estamos disponibilizamos os arquivos GERBER, PDF, LAYOUT, PNG, para download no link abaixo.

Arquivos para baixar!

Link direto para o MEGA:

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Shalom.
Deus vos Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário