FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Circuito Dimmer: Controle de Luminosidade para Lâmpadas Incandescentes + PCI

Circuito Dimmer: Controle de Luminosidade para Lâmpadas Incandescentes

Olá a Todos!

No post de hoje, abordaremos um pequeno e importante circuito de dimerização para Lâmpadas incandescentes. Esse circuito é bastante simples e agrega poucos componentes para sua montagem, no entanto, dar um ar de inovação e sofisticação quando aplicado em um ambiente com lâmpadas de LED dimerizáveis, lâmpadas incandescentes, Lâmpada de Dicroica dimerizados, entre outros. 

ATENÇÃO!

É importante lembrar que estamos lhe dando com um circuito elétrico ligados diretamente a rede elétrica, tenha muita atenção para não cometer erros, pode ser um circuito bastante simples, mas ainda sim é bastante perigoso, fique Atento! Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano causado a você, patrimônio ou terceiros.

O Circuito Elétrico

O diagrama Esquemático está disposto na Figura 2 abaixo para podermos visualizar e acompanharmos o passo a passo da montagem do circuito.

Fig. 2 - Diagrama Esquemático Circuito de Controle Luminosidade Dimmer

Funcionamento do Circuito Dimmer

Quando o circuito é energizado, o capacitor começa a armazenar energia até atingir o valor necessário para ativar o Diac "Diode for Alternating Current". Que é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas, após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte.

Logo após o Diac disparar a tensão de porta necessária para ativar o Triac, que é o componente responsável pelo chaveamento que regula a tensão para a carga conectada no circuito Dimmer.

O potenciômetro e quem determina a regulagem através da variação de tensão. Ao ajustar o potenciômetro, podemos controlar a tensão direcionada ao capacitor, que controlar a queda de tensão que aciona o circuito de carga. E esta regulagem é quem determina a intensidade luminosa da lâmpada.

Placa de Circuito Impresso (PCI) para Baixar!

Estamos dispondo para baixar os materiais necessários para quem deseja montar com a PCI - Placa de Circuito Impresso, os arquivos em PNG, PDF e arquivos GERBER para quem deseja enviar para impressão.

Fig. 3 - Placa de Circuito Impresso do Circuito Dimmer

Download:

Você pode está baixando os arquivos através desse link direto, é só clicar no link abaixo.
Link Direto: Download

Lista de Materiais

  • T1 ----------- Triac BTB12-600C
  • D1 ----------- Diac DB3
  • R1 ----------- Resistor 10K (marrom, preto, laranja)
  • C1 ----------- Capacitor Poliéster .22μF / 400V
  • F1 ------------ Fusível 2A 250V
  • P1 ------------ Potenciômetro Linear 470K
  • Diversos ---- Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário