FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 10 de julho de 2022

Arduino Micro - Pinagem - Pinout - Características e Especificações!

ARDUÍNO MICRO

Arduino Micro é uma placa microcontrolador baseada no ATmega32U4com comunicação USB integrada na placa, configurável via software, com vantagem da placa ser reconhecida como Arduino padrão, mouse ou teclado. Ela foi desenvolvida em conjunto com a Adafruit

Características

O Arduino Micro possui 20 pinos de entrada/saída “I/O” digital (dos quais 7 podem ser usados ​​como saídas PWM e 12 como entradas analógicas), um oscilador de cristal de 16 MHz, uma conexão micro-USB, um conector ICSP e um botão de reset. 

Possui tamanho bem compacto medindo apenas 18 mm de largura por 48 mm de comprimento e 5 mm de altura, pesando apenas 5g, facilitando assim o desenvolver de um projeto bem compacto.

Como é padrão dos Arduino, contém um LED indicador conectado ao pino digital 13. Acende quando o valor do pino é alto e desliga quando é baixo.

A placa Arduino Micro é semelhante ao Arduino Leonardo, pois o ATmega32U4 possui comunicação USB integrada, eliminando a necessidade de um processador secundário.

Isso permite que o Arduino Micro apareça para um computador conectado como um mouse e teclado, além de uma porta serial/COM virtual (CDC). A Figura 1 Abaixo, mostra o módulo e a descrição da pinagem do Arduino Micro.

Pinagem - Pinout - Arduino Mini - fvml
Fig. 1 - Pinagem - Pinout - Diagrama Esquemático Arduino Mini

Especificações Técnicas do Arduino Micro

  • Microcontrolador: ATmega32u4 16MHz
  • Conector USB: Micro USB
  • Tensão de alimentação com regulador: 2.7-12 Vcc
  • Tensão de operação: 2.7 - 5.5 Vcc 
  • Corrente CC por pino: 40 mA, recomendado 20 mA
  • Comunicação: I2C, SPI, UART
  • Pinos de entrada/saída digital: 20
  • Pinos de entrada analógica: 12
  • Pinos PWM: 7
  • Frequência de Clock: 16 MHz
  • Memória: Flash 32 KB, SRAM: 2,5KB, EEPROM: 1KB

Pinos IO - Entradas e Saídas.

Todos os 20 pinos GPIO digital no Arduino Micro podem ser usados ​​como entradas ou saídas, isso só dependerá das funções atribuídas no código, como: pinMode()digitalWrite() e digitalRead().

Arduino Mini possui 12 entradas analógicas, cada uma das quais suporta resolução de 10bits ADC. Nas configurações padrão, eles medem de 0V ou terra até 5V. No entanto, o limite superior pode ser definido usando o pino AREF e a função analogReference()

Os pinos GPIO funcionam com tensão de 5V, e corrente máxima de 40mA, mas, o recomendado para uso é de 20mA, eles possuem resistores pull-up internos entre 20 – 50K.

Na Figura 2 abaixo, temos o diagrama esquemático do circuito do Arduíno Micro, dividido em blocos separados para facilitar o entendimento, podemos acompanhar todas as configurações do Arduíno.

Diagrama Esquemático Arduino Micro - fvml
Fig. 2 - Diagrama Esquemático Arduino Micro

Para visualizar o Datasheet completo: Podes acessar clicando no link abaixo:

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 


Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário