FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 26 de abril de 2020

Equalizador Passivo 2 bandas com Controle de Volume, Graves e Agudos

Equalizador Passivo 2 bandas com Controle de Volume, Graves e Agudos

Olá a Todos!!!

No post de hoje, iremos apresentar um simples circuito Equalizador de Audio passivo, com componentes simples e fácil de montar, esse circuito é nada mais nada menos que um conjunto de filtros que divide as frequências determinada pelo tipo de componentes que estamos utilizando, como o conjunto de capacitores e resistores.
Esse tipo de circuito por mais simples que se pareça, ele é um circuito muito encontrado em projetos de alta fidelidade, como as mesas de som, os caixas ativos "cubos" para guitarra, violões, teclados e contra-baixo, etc. o que difere uns dos outros, em um contexto geral são as frequências que eles estão setadas, no caso de uso para instrumentos que tem uma frequência mais baixa, como os contrabaixo. Vários marcas de cubos e mesas de som costumam utilizar esse tipo de filtro, tais marcas como a Fender, Marshal, Boggie, e esses são bastante conhecidos nosso, no mundo musical.  
Esse circuito é um circuito passivo, o que nos deixa claro que ele não impulsionam ou dão ganho algum nas frequências de grave e agudo, na verdade os potenciômetros de graves e agudos são filtros rejeita baixa e rejeita alta e eles apenas atenuam essas frequências, fazendo com que prevaleçam as frequências mais medianas.

Na figura 2 logo abaixo temos o diagrama esquemático do circuito Equalizador Passivo 2 bandas com Controle de Volume, Graves e Agudos, e como podemos conferi, é um circuito bastante simples de se montar, com poucos componentes, no entanto bastante eficaz. 
Fig. 2 - Circuito Equalizador Passivo 2 bandas com Controle de Volume, Graves e Agudos

Lista de Material

  • P1 ------------------------ Potenciômetro 47KΩ
  • P2, P3 ------------------- Potenciômetro 500KΩ
  • R1 ------------------------ Resistor 100kΩ
  • R2 -------------------- Resistor 10kΩ
  • R3 -------------------- Resistor 180kΩ
  • C1 ----------------------- Capacitor de mica 470pF
  • C2 ----------------------- Capacitor de mica 4,7nF
  • C3 ----------------------- Capacitor de mica 270pF
  • C4 ----------------------- Capacitor de mica 3,3nF
  • Outros ------------------ Fios, Soldas, plugs e Etc.
E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário