FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Simples Circuito Inversor 12V para 220V com CI 4047

Fig 1 -  Circuito Inversor 12V para 220V com CI 4047

Olá a Todos!!

No post de hoje, iremos construir um inversor de tensão CC de 12V advindo de uma bateria, que para testes podemos também utilizar com uma fonte de alimentação CC, para uma tensão CA de 220V, ou se sua rede for 110V, é só utilizar o enrolamento correspondente.

Como gerador de pulsos iremos utilizar o Circuito Integrado bastante conhecido na eletrônica o CD4047, que é o principal componente deste pequeno inversor de tensão.

Ele gerará uma onda pulsante para o Gate dos Mosfets IRF540 que são transistores de potência e que enviará essa tensão pulsante através dos dois mosfet para o transformador.

O transformador tem o primário de 9V-0-9V e o secundário é 220V. O primário trabalhará de uma forma inversa, pois iremos gerar essas pulsos de tensão no enrolamento secundário 9V-0-9V, para o transformador, que gerará um campo magnético indutivo, e na sua saída converterá o campo magnético em tensão de saída 220V CA.
 Fig 2 - Simples Circuito Inversor 12V para 220V com CI 4047

Funcionamento do CI

O CD4047B é capaz de operar no modo Monoestável ou Astável. Requer um capacitor externo (entre os pinos 1 e 3) e um resistor externo (entre os pinos 2 e 3) para determinar a largura do pulso de saída no modo Monoestável e a frequência de saída no modo Astável.

A operação Astável é ativada por um nível alto ou baixo configurável na entrada. A frequência de saída (no ciclo de trabalho de 50%) nas saídas Q e -Q é determinada pelos componentes de temporização.

A operação Monoestável é obtida quando o dispositivo é acionado pela transição BAIXA-ALTA na entrada + gatilho ou transição ALTA-BAIXA na entrada-gatilho. O dispositivo pode ser reativado aplicando uma transição simultânea de BAIXA / ALTA nas entradas do gatilho + e do disparador.

Um nível alto na entrada Reset redefine as saídas Q para LOW, -Q para HIGH.
O P1 Potenciômetro 1 é quem regula a frequência de saída, que pode ser ajustada aproximadamente entre 50Hz a 400Hz

Mesmo sabendo que em equipamentos profissionais dessa modalidade, as frequências são setadas em 60Hz com onda senoidal simulada, no entanto podemos utilizá-lo com tranquilidade em bastantes equipamentos e eletrodomésticos sem muito esforços.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário