FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 4 de junho de 2019

Fonte Chaveada SMPS simétrica com IR2153 e IRF840 - 2 x 50V 350W + PCI

Fig. 1 - Fonte Chaveada SMPS simétrica com IR2153  e IRF840 - 2 x 50V 350W + PCI

Olá a todos!

No Post de hoje, montaremos um simples circuito de uma fonte chaveada SMPS, baseado no Circuito Integrado IR2153

Que é um controlador PWM com apenas 8 Pinos, que podemos facilmente construir uma fonte chaveada não regulada de boa qualidade para aplicações em projetos simples com um bom desempenho e com baixo custo, nesse modelo a fonte de alimentação é simétrica, e entrega uma potência de 350W.

Você também pode estar interessado!

Etapa de Potência

A etapa de potência é feita através de dois transistores MOSFET tipo N IRF840 que recebe os pulsos PWM do circuito integrado IR2153, esses transistores são bastante populares e de fácil aquisição. 

A alimentação do CI IR2153 é realizada através do resistor de potência de 27K 6W, no encapsulamento interno desse CI, já existe um diodo Zener de 15.6V

No entanto, a corrente é baixa, então devemos ficar atentos, para não colocarmos o resistor R3 com menor resistência, pois aumentaria a corrente na entrada do CI, e o Zener poderá se romper e consequentemente queimar o CI.

Uma solução melhorada seria colocar um diodo Zener de 15V para garantir a estabilização da tensão e a proteção do CI.

Se você estiver utilizando o IR2153D, não ha necessidade de se utilizar o diodo D2 que é o FR107 ou BA159,  pois esse CI já tem esse diodo internamente, se for o IR2153sem a letra D”, deixe como está no esquema, “com o diodo D2”.

Filtros de Bloqueio e Proteção

Na entrada do circuito, ha um filtro de EMI e proteção, como podemos verificar no esquemático na figura 2, utilizamos um NTC Thermistor para forçar uma queda de corrente de pico quando o capacitor está sendo carregado, essa mesma topologia pode ser encontrado uma fonte de alimentação AT / ATX de computador. 
Fig 2 - Diagrama Esquemático Fonte SMPS Simétrica 2x50V

Enrolando O Trafo 

O transformador TR1 foi pego deu uma fonte de  alimentação ATX de sucata, realizamos o rebobinando do transformador e sua indutância primária ficou cerca de 6,4 mH.

O núcleo do transformador não tem espaço de ar, lembre-se: Alguns Trafo desses tem o Gap de Ar, Espaçamento no Gap”, se o seu tiver, pegue uma lixa e lixe até consegui igualar os Gap e deixá-los sem espaçamentos.

O enrolamento primário consiste em dar 40 voltas totais de fio de cobre super esmaltado de 0,6 mm, sendo 20 voltas, Center Tape,  mais 20 voltas.

Podemos implantar na montagem das bobinas utilizando a metade inferior primária original “Trafo de Fonte ATX” sem rebobinar, isola a primeira parte do primário, enrola o secundário com Center Tape, isola o secundário e depois termina o enrolamento do primário novamente. 

Ou seja: 20 voltas, coloque uma camada de isolamento com uma fita de isolamento e enrole o enrolamento secundário, visto que o secundário estiver enrolado, isole-o novamente e continue com as 20 voltas restantes sobre ele.

Significa que o enrolamento secundário fica entre as 20 + 20 voltas primárias, como é nos Trafos das fontes ATX, isso ajuda nas atenuações das interferências na saída.
O secundário consiste em um enrolamento de 28 Voltas com Center Tape de fio de cobre super esmaltado 0,6 mm.

O indutor L1 é o mesmo utilizado na fonte ATX, retiramos e não fizemos alteração nenhuma, e os indutores L2 e L3, dos filtros de EMI de saída podem ser enroladas em núcleos Toroidais de ferrite. 

O enrolamento emparelhado deve ser enrolado nos mesmos núcleos Toroidais, com as bobinas independentes utilizando fio de cobre super esmaltado de 0,6 mm com 25 voltas em cada terminais de alimentação.

Lista de Material

  • CI1 ------------ Circuito Integrado IR2153
  • Q1, Q2 ------- Transistores Mosfets IRF840
  • R1, R2 -------- Resistor 150k - (marrom, verde, amarelo) 
  • R3 ------------- Resistor 27K 5W – (vermelho, violeta, laranja)
  • R4 ------------- Resistor 10K – (marrom, preto, laranja)
  • R5, R6 -------- Resistor 10Ω – (marrom, preto, preto)
  • D1 ------------  Ponte de Diodos D10SB60 (Ou Equivalente) 
  • D2 ------------  Diodo Rápido - FR107 ou BA159 (Ou Equivalente)
  • D3 à D6 ------ Diodos de recuperação rápida MUR460 (Ou Equivalente)
  • C1, C2 -------- Capacitor Poliéster 470nF - 250Vac
  • C3, C4 -------- Capacitor eletrolítico 1000uF - 200V
  • C5, C7 -------- Capacitor eletrolítico 100uF - 25V
  • C6 ------------- Capacitor Poliéster 470pF
  • C8 ------------- Capacitor Poliéster 2,2uF - 400V
  • C9, C10 ------ Capacitor eletrolítico 2200uF - 65V
  • P1 ------------- Potenciômetro linear ou logarítmico 100kΩ
  • NTC1 --------- Thermistor  5Ω.
  • L1, L2, L3 --- Indutor *ver texto
  • TR1 ----------- Transformador *ver texto
  • F1 ------------- Fusível soldável 5A
  • Outros -------- Fios, Soldas, Placa, Etc.

Estamos dispondo para Download os materiais necessários para quem deseja montar com a placa sugerida os arquivos em webp, PDF e arquivos Gerber para quem deseja enviar para impressão.

Fig. 3 - PCI Placa de Circuito Impresso - Fonte SMPS 2X50V - 350W

Arquivos para Download:


Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui FVM Learning!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

21 comentários:

  1. Para ligar em 127V oq precisa ser alterado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @DPS
      Você pode estar pegando o ponto central que vem do conjunto de resistores R1 e R2, com os capacitores C3 e C4 e fechando com o pino 3 da ponte de Diodo D1. Isso fará com que ele trabalhe da tensão AC.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Por nada DPS
      Precisando, estaremos à disposição.
      Forte abraço.

      Excluir
    4. eu acho que você deveria implementar um circuito malha de feedback , neste seu projeto , pois assim destá maneira , ele ficará bem mais estável e seguro para a CARGA ... será que você poderia tá implementando um por favor ?

      Excluir
  2. Bom dia amigo.Estou tentando baixar os arquivos e nao conseguindo acessar o link.Ele ainda esta disponivel?Se for possivel,pode enviar ao meu email:[email protected]
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARLOS
      Os arquivos estão disponíveis no link abaixo da foto da PCB, onde tem escrito Arquivos para baixar, link direto.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Bom dia, Teacher. seria possível fazer está fonte chaveada regulavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O Circuito integrado IR2153 tem algumas limitações para esse tipo de topologia, poderia sim, porém não teria um range tão grande e para isso teria que fazer um circuito extra para funcionamento.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Olá!

      Sendo assim poderia ensinar como fazer uma fonte regulavel até +80 0 -80v?

      Um grande abraço e obrigado por dispor do seu conhecimento.

      Excluir
    3. Ops, antes de perguntar porque uma voltagem tão alta, necessito de apenas uma fonte para amplificadores e queria ter apenas um para regular qualquer voltagem.

      Excluir
    4. Olá!
      É bastante complexo fazer uma fonte chaveada variar com um range tão grande assim.
      O que se pode fazer é utilizar a fonte chaveada para tensão fixa, e depois regular ela linearmente.
      Para alcançar essa tensão de saída nessa fonte você deve alterar a bobina secundária para 23 + 23 voltas, e irás alcançar uma tensão próxima ao desejado.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço

      Excluir
  4. como almentar potência da fonte ? obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LUCIANO
      Na verdade, tudo nesse caso vai depender dos transistores, se você colocar uma série de transistores mais potentes, eles irão dar uma corrente maior, entendendo que não só os transistores são o fundamento da potência, existe o limite do CI, e o trafo também tem que responder a corrente exigida. Em caso de colocar mais Mosfets para aumentar a corrente, lembre-se de colocar os transistores drivers, para fazer a alimentação de gate dos mosfets.
      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  5. eu acho que você deveria implementar um circuito malha de feedback , neste seu projeto , pois assim destá maneira , ele ficará bem mais estável e seguro para a CARGA ... será que você poderia tá implementando um por favor ?

    ResponderExcluir
  6. No secundário do trafo devo usar apenas um fio ou vários em paralelo? Boa tarde!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Ola amigo, muito bom seu projeto, gostei muito! Poderia tirar minha dúvida com respeito se for aplicada uma tensão "127V AC" na entrada, sofreria alguma alteração na saída?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Ola amigo, muito bom seu projeto, gostei muito! Poderia tirar minha dúvida com respeito se for aplicada uma tensão "127V AC" na entrada, sofreria alguma alteração na saída?

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde montei esta fonte não liguei a inda porque
    Me faltou o diodo fr107 pedi hoje no mercado livre estou aguarda atencioso para testar desde já agradeço pelo projeto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nobre amigo, este componente é facilmente encontrado em sucatas de tv´s NOVAS , Fontes de PC qualquer uma ...... espero ter ajudado OBS: não precisava ter comprado novo

      Excluir