FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Fonte Regulável para bancada de 1.25V ~ 57V, 1.5 Amperes + PCI

Fonte Regulável para bancada de 1.25V ~ 57V,  1.5 Amperes + PCI

Olá a Todos!!!

No post de hoje, iremos abordar o circuito integrado LM317HV, que é um regulador de tensão positivo de 3 terminais ajustável capaz de fornecer uma corrente de 1,5A em uma ampla faixa de tensão de saída de 1,25 a 57 V.
Requerendo apenas dois resistores externos para ajustar a tensão de saída. O LM317HV vem em encapsulamento padrão de transistor que são facilmente montados e manuseados.
O LM317HV oferece proteção contra sobrecarga, como limite de corrente, proteção contra sobrecarga térmica e proteção de área segura, o que torna o dispositivo à prova de explosão. O circuito de proteção contra sobrecarga permanece totalmente funcional mesmo se o terminal de ajuste estiver desconectado.
Normalmente, nenhum capacitor é necessário a menos que o dispositivo está situado a mais de 6 polegadas dos capacitores do filtro de entrada, caso em que é necessário um bypass de entrada.
Um capacitor de saída opcional pode ser adicionado para melhorar a resposta transitória. O terminal de ajuste pode ser desviado para atingir taxas de rejeição de ondulação muito altas, que são difíceis de alcançar com os reguladores padrão de 3 terminais.

Como o regulador está flutuando e vê somente a tensão diferencial de entrada para saída, os fornecimentos de várias centenas de volts podem ser regulados desde que a entrada máxima para o diferencial de saída não seja excedida ou em outras palavras, não encurtar a saída para o terra.
Ao conectar um resistor fixo entre o ajuste e saída, o LM317HV também pode ser usado como um regulador de corrente de precisão. Suprimentos com desligamento eletrônico pode ser alcançado apertando o terminal de ajuste ao terra, que programa a saída para 1,25 V onde a maioria das cargas consome pouca corrente.

Lista de Material
  • CI -------------------- Circuito Integrado regulador de tensão LM317HV
  • D2, D2 -------------- Diodos retificadores de silício 1N4007
  • C1 –------------------ Capacitor eletrolítico 4700 uF - 80V 
  • C2 ------------------- Capacitor eletrolítico 10 uF - 100V
  • C3 ------------------- Capacitor eletrolítico 220 uF - 100V
  • R1 ------------------- Resistor 220 ohms - ½ W – (vermelho, vermelho, marrom)
  • P1 -------------------- Potenciômetro linear ou logarítmico 4,7 k ohms
  • B2, B2 -------------- Bornes de encaixe 2 vias tipo soldável
  • Outros -------------- Fios, Soldas, Placa, Etc.

Estamos dispondo para Download os materiais necessários para quem deseja montar com a placa sugerida os arquivos em PNG, PDF e arquivos Gerber para quem deseja enviar para impressão.


Arquivos para Download:



E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

2 comentários:

  1. Bom Dia , Tensão de entrada tem que ser 60v Alternada ou continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LEANDRO
      A tensão é contínua, depois que sai do trafo, passa pela ponte com os capacitores.
      Forte abraço.

      Excluir