FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 29 de maio de 2021

Amplificador de Som Automotivo de 14,4 V Estéreo de 80 W - CI TDA8560Q + PCI

Fig. 1 - PCI Amplificador de Áudio Automotivo de 14,4 V Estéreo de 80 W - CI TDA8560Q

For English version, click here!

Amplificador de Som Automotivo de 14,4 V Estéreo de 80 W - CI TDA8560Q + PCI: som potente e de alta qualidade para projetos automotivos, fácil de montar e usar.

Olá a Todos!

No post de hoje, iremos montar um circuito amplificador de áudio com poucos componentes externos e de fácil montagem, que oferece uma potência de saída de 80W em dois canais de saída, 2 × 40W / 2 Ω na configuração BTL. Por ter sua alimentação de 12V e com fonte simples, esse dispositivo é ótimo para aplicação principalmente em rádio de carro. 

Este é um circuito Amplificador de Potência Estéreo para som de Carro super fácil de construir, devido ao número de componentes externos ser poucos, torna este amplificador bastante viável para quem quer montar um amplificador de potência e supersimples e rápido de fazer.

Você pode se interessar também!

O TDA8560Q é um amplificador de saída Classe B integrado em um conjunto de potência Single-In-Line (SIL) de 13 derivações.

O TDA8560Q contém dois amplificadores idênticos e pode ser usado para aplicações de ponte. O ganho de cada amplificador é fixado em 40 dB. As características especiais do dispositivo são as seguintes.

  • Chave de seleção de modo (pino 11)
  • Em espera: corrente de alimentação baixa (<100 µA)
  • Mudo: sinal de entrada suprimido
  • Operacional: normal na condição.

Como este pino tem uma corrente de entrada muito baixa (<40 µA), uma chave de alimentação de baixo custo pode ser aplicada. Para evitar plops de ativação, é aconselhável manter o amplificador no modo mudo durante ≥100 ms (carga dos capacitores de entrada no pino 1 e pino 13).

O diagrama esquemático do Circuito Amplificador de Carro, está disposto na Figura 2 abaixo, é um circuito muito simples de construir, com poucos componentes externos, porém é um circuito muito potente, que fornece 80W em dois alto-falantes de 2 Ohms.

Fig. 2 - Amplificador de Áudio Automotivo de 14,4 V Estéreo de 80 W - CI TDA8560Q

A tensão de operação deste circuito pode variar entre 6V a 18Vcc, o que abre as possibilidades de uso em amplificador para; Som residencial, estéreo automotivo, caixa de som, alto-falante de computador, entre outros tipos de amplificadores de áudio portáteis ... 

Por possuir alimentação comum e baixa tensão, este amplificador de circuito é ideal para essas finalidades.

Lista de Componentes

  • U1 .................. Circuito Integrado TDA8560Q
  • R1, R2, R3 ..... Resistor de 10K ohms 1/8 W - (marrom, preto, laranja, dourado)
  • C1, C2 ........... Capacitor de Poliéster 470nF 
  • C3 .................. Capacitor eletrolítico de 47uF / 35V
  • C4 .................. Capacitor eletrolítico de 2200uF / 35V
  • C5 .................. Capacitor de cerâmica 100nF
  • RP1, RP2 ....... Potenciômetro de 20K ohms
  • JP1, JP2 .......... Conectores RCA fêmea para PCI
  • P1, P2, P3 ....... Blocos dois terminais soldáveis para PCI
  • Outros ............. Fios, soldas, postes, PCI, etc.

A Placa de Circuito Impresso (PCI)

Disponibilizamos os arquivos da placa de circuito impresso, como também o diagrama esquemático, em diversos formatos como PDF, GERBER e PNG. Além disso, oferecemos um link direto para download gratuito desses arquivos em um servidor seguro, "MEGA".

Link Direto Para Baixar

Para baixar os arquivos necessários para a montagem do circuito eletrônico, basta clicar no link direto disponibilizado abaixo:

Link para Baixar: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Um comentário:

  1. Olá queria montar um amplificador para subwoofer para usar no carro a 12v, que nao seja muito complicado e tenha uma boa qualidade.

    ResponderExcluir