FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 19 de março de 2019

VU Meter 10 Leds com LM3915 - Bargraph + PCI

VU Meter com LM3915 - Bargraph + PCI

Olá a todos!!!

Hoje nós iremos montar um simples porém necessário circuito para nossos amplificadores, isso dá leveza, sofisticação para qualquer projeto de som, seja ele um Caixa Ativo ou um Amplificador, ou até mesmo em um som Automotivo.
A estrela desse projeto é o Circuito Integrado LM3915, que já faz todo o trabalho com pouquíssimo componentes externos, além disso, o CI tem um range de tensão de alimentação de 5 à 15 Voltes, o que nos permite usar também em som automotivo, não é necessário aplicar resistores limitadores de tensão nos Leds, o diagrama esquemático do VU Meter está disposto na imagem abaixo para podermos monta-lo, se você deseja fazer ele no modo stereo, é só montar dois iguais e ligar cada entrada em cada canal de saída do amplificador


Operacional


A Chave 1 - é o componente que irá selecionar o tipo de modalidade que o CI irá trabalhar, são dois tipos: 
  • Tipo 1: Quando a chave está ligada - o circuito integrado irá trabalhar com o acionamento dos Leds em Barra
  • Tipo 2: Quando a chave está desligada - o circuito integrado irá trabalhar com o acionamento dos Leds em Pontos Essa chave é opcional, se você não precisa está fazendo a comutação da chave, pode escolher a modalidade que você deseja, e fazer um jump dos fios ou deixar aberto de acordo com o modo que desejar.
O Potenciômetro P1 - é tem a função de limitar o sinal de entrada que vem do amplificador, porque dependendo da potência, você pode regular-lo, e essa calibração é feito através de testes ligando o amplificador de som no volume baixo e observar a barra de Leds e o nível de entrada até ao máximo, ou seja, quando a barra de Leds chegar no vermelho.

O Capacitor 2 - é um capacitor para a filtragem da tensão de entrada no CI, ele é opcional, se você tem uma boa fonte, sem ruídos, porém para maior estabilidade do circuito, aconselhamos colocá-lo.

Os LEDs - Os leds são de uso comuns, podem ser da cor escolhida por você, na nossa sugestão, colocamos dois Leds Vermelhos para indicar ponto máximo 80 à 100%, Leds Amarelos para indicar ponto mediano final 60 à 80%, e os verdes que vão de 0 à 60%.

Estamos dispondo para Download os materiais necessários para quem deseja montar com a placa sugerida os arquivos em PNG, PDF e arquivos GERBER para quem deseja enviar para impressão.


Download:


Opção 1Arquivos JPG, PDF, GERBER

Opção 2Arquivos JPG, PDF, GERBER

Lista de Peças

CI 1 - Circuito Integrado LM3915
LED1 ~ LED10 - *ver texto
D1 - Diodo 1N1007 - ou equivalentes (1N1002, 1N1004...)
P1 - Potenciômetro 47K
C1 - Capacitor eletrolítico 2,2mf 
C2 - Capacitor *ver texto
R1 & R2 - Resistor 1K (morron, preto, vermelho) 
R3 - Resistor 150 Ohms (morron, verde, preto)
Chave1 - Chave de uso geral (qualquer modelo) *ver texto


E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom



Um comentário:

  1. É possível usar potenciômetros (trimpot) de menor valor ou será necessário alguma mudança? Só disponho aqui de trimpots de 4k7.
    Obrigado.

    ResponderExcluir