FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Amplificador Classe AB de Alto Desempenho 40 Watts RMS com CI LM2876

Amplificador Classe AB de Alto Desempenho 40 Watts RMS com CI LM2876

Olá a Todos!!!

No post de hoje, iremos montar um circuito Amplificador de potência Classe AB de Alto Desempenho 40 Watts RMS com sistema de mute com o Circuito Integrado LM2876.
O CI LM2876 é um amplificador de potência de áudio de alto desempenho capaz de fornecer 40W de potência média contínua para uma carga de com THD + N a 0,1% de 20Hz a 20kHz.
O desempenho do LM2876, utilizando seu circuito de proteção de temperatura instantânea com auto pico (˚Ke) (SPiKe ), coloca-o em uma classe acima dos amplificadores híbridos e discretos fornecendo uma Área Operacional Segura (SOA) inerentemente protegida dinamicamente. A proteção SPiKe significa que esses as peças são completamente protegidas na saída contra sobretensão, subtensão, sobrecargas, incluindo curtos-circuitos suprimentos, fuga térmica e temperatura instantânea picos.
O LM2876 mantém uma excelente relação sinal / ruído de superior a 95dB (min) com um piso típico de baixo ruído 2,0µV. Apresenta valores extremamente baixos de THD + N de 0,06% a a saída nominal para a carga nominal no espectro de áudio, e fornece excelente linearidade com um padrão IMD (SMPTE) classificação de 0,004%.

Características

  • 40W de potência média contínua de saída em 8Ω
  • Capacidade de potência de saída de pico de 75 W
  • Relação sinal / ruído ≥ 95 dB (min)
  • Uma função de mudo de entrada
  • Proteção de saída de curto para o solo ou para o suprimentos via circuito interno de limitação de corrente
  • Proteção contra sobretensão de saída contra transientes de cargas indutivas
  • Fornece proteção contra subtensão, não permitindo polarização para ocorrer quando | VEE | + | VCC | ≤ 12V, assim eliminando transientes de ativação e desativação
  • Pacote TO-220 de 11 derivações
  • Ampla faixa de fornecimento 20V - 72V

Aplicações

  • Estéreo componente
  • Som compacto
  • Caixa ativo
  • Amplificadores de som surround
  • TVs estéreo de última geração

Disposições dos componentes

O diagrama esquemático está disposto logo abaixo na figura 2, e é bastante simples. Os componentes que estão marcados com "Asteriscos * ", são opcionais, só deverá ser utilizados se a questão qualidade e desempenho como sugerido no título, for importante, porém para utilização com amplificador de Sub-Woofer, ou amplificador de som com poucos critérios de audiófilos, você pode está utilizando sem esses componentes.
Fig 2 - Amplificador Classe AB de Alto Desempenho 40 Watts RMS com CI LM2876
O potenciômetro Pin é de 10k e deve ser logarítmico, é ele quem ajusta a amplitude do sinal de entrada. O capacitor eletrolítico C 10uF é quem desacopla o sinal de entrada. CS é o filtro e o desvio de tensão de alimentação, deve ser pelo menos 1000uF ou maior, com uma classificação de tensão maior que a tensão de alimentação. Se você planeja usar este amplificador em potência mais alta (em torno de seus limites), é recomendável usar um capacitor maior (por exemplo, 4700uF). RA1 91k, RA2 100k, CA1 0,1uF, RM 10K, CM 100uF juntos formam o circuito que mantém a função mudo desativada. O feedback da saída do amplificador (do pino 3), juntamente com o RSN 2,7 ohm, CSN 0,1uF, Rf1 20k, Cf 50pF, Rf2 20k, R1, CI 10uF e Cc 220pF estabiliza a saída e ajuda a manter um ganho de unidade , também é usado para influenciar o amplificador com uma única fonte, o capacitor de saída COUT 4700uF, * L 0.7uH e com o indutor em paralelo, há um resistor de 10 ohms conectado. Esses componentes são utilizados como filtro de saída do amplificador, para não deixar corrente DC nos alto-falantes, também cortam frequências muito baixas e muito altas. Quanto maior o Cout, maior será as baixas frequências, ou seja, mais graves, e quanto maior o valor do indutor * L, menor será a altas frequências. Você pode estar modificando e testando o que melhor se adapta ao seu gostos.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui - FVM Learning

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário