FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 26 de março de 2019

Amplificador HI-FI 35W - Alta Fidelidade com o TDA2050 + PCI

Amplificador HI-FI 35W - Alta Fidelidade com o TDA2050 + PCI

No Post anterior, montamos um Amplificador com o Circuito Integrado TDA2030 que entrega 14W RMS de potência, é um ótimo amplificador, para quem deseja ver entre no link abaixo:

Amplificador HI-FI 14W - 12V com o TDA2030

No Post de hoje iremos montar o amplificador que tem uma pequena diferença da do Post Anterior, Que são os CIs utilizado, o CI TDA2030, que fornece uma potência de 14W RMS, enquanto o que iremos utilizar é o TDA2050, que fornece uma potência de 35W RMS.
O TDA2050 é um circuito integrado monolítico em encapsulamento Pentawatt®, destinado a ser usado como amplificador Classe AB de baixa frequência. Normalmente, fornece potência de saída de 35W RMS com carga de 4 Ohm, THD = 10%, VS = ±18V, F = 1KHz, e até 32W RMS em carga de 8 Ohm, THD = 10%, VS = ±22V, F = 1KHz.
Fig. 1 - Circuito Esquemático Amplificador


TDA2050, Fig. 1 - fornece uma saída de alta corrente e distorção muito baixa harmônica e cruzada. Além disso, o dispositivo incorpora um original (e patenteado) sistema de proteção contra curto-circuito um arranjo para limitar automaticamente a energia dissipada, de modo a manter o ponto de trabalho dos transistores de saída dentro de sua área segura de operação. Um sistema convencional de desligamento térmico é também incluído.

PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO

TDA2050 possui um circuito original que limita corrente dos transistores de saída. a corrente de saída máxima é uma função do tensão do emissor coletor; daí os transistores de saída trabalhar dentro de sua área de operação segura. Esta função pode, portanto, ser considerada como sendo limitação de potência de pico, em vez de simples limitação de corrente. Reduz a possibilidade de o dispositivo ser danificado durante um curto-circuito acidental na saída.

DESLIGAMENTO TÉRMICO

A presença de um circuito limitador térmico oferece a seguintes vantagens:
1. Uma sobrecarga na saída (mesmo que seja permanente), ou uma temperatura ambiente acima do limite pode ser facilmente suportado, pois o Tj não pode ser superior a 150°C.
2. O dissipador de calor pode ter um fator menor de segurança comparado com o de um circuito convencional. Não há possibilidade de danos ao dispositivo devido a alta temperatura de junção. Se por algum motivo, o a temperatura da junção aumenta até 150°C, o desligamento térmico simplesmente reduz a potência dissipação no consumo atual.
A dissipação de energia máxima permitida depende sobre o tamanho do dissipador de calor externo (ou seja, resistência térmica); esta potência é dissipável em função da temperatura ambiente para resistência térmica diferente.

O circuito esquemático está na Fig. 2é um circuito bem simples, que pode ser facilmente montado até mesmo por pessoas que não tenham experiência em montagens de circuitos.
Fig. 2 - Esquemático Amplificador TDA2050

O layout da placa está na Fig. 3, com a disposição dos componentes para facilitar a montagem.
Fig. 3 -  Layout da placa Circuito Impresso

Lista de componentes

Semicondutores
CI: TDA2050

Resistores:
R1:22KΩ
R2: 680Ω
R3: 22KΩ
R4: 2,2Ω

Capacitores:
C1: 1µF 25V Eletrolítico
C2:22µF 25V Eletrolítico
C3, C4:100nF poliéster ou cerâmico
C5, C6: 220µF 25V Eletrolítico
C7: 0,47µF/ 35V
Diversos: placa de circuito impresso, dissipador de calor, caixa, estanho, fios,etc.

O amplificador apresenta uma sonoridade bem satisfatória, baixa distorção.
Esse amplificador é baseado no Datasheet do mesmo no site All-datasheet, para quem deseja mais detalhes pode consultar o site.

Ficamos por aqui.

Muito obrigado por nos visitar.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui!!!  FVM Learning 

Forte Abraço


Deus vos abençoe.

Shalom 


4 comentários:

  1. Esse C7 é um capacitor de poliéster ou cerâmico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Cerâmico ou poliéster!
      0.47uF é mesmo que 470nF
      Obrigado pela visita!
      Aproveita e se inscreve em nosso site, e em nossas redes sociais.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Muito bom como sempre ! mas uma duvida qual corrente de consumo desse amplificador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MATHEUS!
      Muito obrigado!
      A corrente nesse amplificador está por volta de 2.5A.
      Forte abraço!

      Excluir