FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Amplificador de Som BTL de 5 W com Controle de Volume CC com TDA7056 + PCI

Fig. 1 - Amplificador de Som BTL de 5 W com Controle de Volume CC com TDA7056 + PCI

Olá a Todos!!!



No post de hoje, montaremos um circuito amplificador super simples, minúsculo e super fácil de se construir, com pouquíssimo componentes externos, este circuito amplificador de áudio é baseado no TDA7056B, um CI amplificador de saída BTL (Bridge-Tied Load) mono com controle de volume CC

Nós da FML já tínhamos postados esse simples amplificador aqui em nosso site, no entanto estava sem a PCI, e como estamos com parceria com a ELCIRCUITS, que fizeram a PCB, resolvemos postar aqui para nossos inscritos, para que deseja ler o Post da elcircuits é só clicar AQUI!

Esse CI foi projetado para uso em amplificadores de Áudio de PC, TVs e Monitores, mas também são bastante usados em Rádios e Gravadores portáteis alimentados por bateria. O dispositivo está contido em um encapsulamento  de média potência de 9 pinos.

Um limitador de corrente ausente (MCL) está embutido. O circuito MCL é ativado quando a diferença de corrente entre o terminal de saída de cada amplificador excede 100 mA (300 mA Typ.). Este nível de 100 mA permite aplicações de fone de ouvido (terminação única).
Este amplificador de áudio TDA7056B fornecerá uma potência de saída máxima de 5 watts em uma carga de 8 ohms usando uma fonte de alimentação de 6 volts ou uma potência de saída máxima de 3 watts em uma carga de 16 ohms usando uma fonte de alimentação de 11 volts.

O ganho de áudio do CI é fixado internamente em 40 dB. A tensão de entrada máxima suportada por este circuito é de 18 volts. O diagrama esquemático do circuito está disposto na Figura 2 abaixo, e com podemos visualizar, são poucos os componentes necessários para construir este amplificador de áudio.
Fig. 2 - Amplificador de Som BTL de 5 W com Controle de Volume CC com TDA7056

Controle de Volume

Em circuitos de volume CC convencionais, o estágio de controle ou entrada é acoplado ao estágio de saída através de capacitores externos para manter a tensão de compensação baixa. No TDA7056B, o estágio de controle de volume CC é integrado ao estágio de entrada, portanto, capacitores de acoplamento não são necessários. 

Com esta configuração, uma baixa tensão de compensação ainda é mantida e a tensão de alimentação mínima permanece baixa.

O amplificador é à prova de curto-circuito ao (terra), VP e através da carga. Também é implementado um circuito de proteção térmica. Se a temperatura do cristal subir acima de +150 °C, o ganho será reduzido, reduzindo assim a potência de saída. Atenção especial é dada aos cliques de ativação e desativação, baixa radiação HF e uma boa estabilidade geral.

Recursos

  • Controle de volume CC
  • Poucos componentes externos
  • Modo mudo
  • Proteção térmica
  • À prova de curto-circuito
  • Sem cliques para ligar e desligar
  • Boa estabilidade geral
  • Baixo consumo de energia
  • Baixa radiação HF
  • ESD protegido em todos os pinos.

Lista de materiais

  • U1 .................. Circuito integrado TDA7056 
  • C1 .................. Capacitor eletrolítico - 1uF - 25V 
  • C2 .................. Capacitor de Poliéster - 0,47uF 
  • C3 .................. Capacitor eletrolítico - 100uF - 25V
  • R1 .................. Resistor - 100K ohms - 1/8 W - "marrom, preto, amarelo, dourado"
  • R2 .................. Resistor - 1K ohms - 1/8 W - "marrom, preto, vermelho, dourado"
  • RP1 ................ Potenciômetro - 22 k ohms
  • P1, P2, P3 ...... Terminal de bloco Kre Terminal 2 vias Conector duplo
  • Diversos ........ Placa de circuito impresso, estanho, fio, etc.

Arquivos para Baixar

Estamos oferecendo para baixar o link com os arquivos de impressão da placa de circuito impresso, eles são; Gerber, layout PDF, PNG, todos os arquivos com link direto para Mega.

Link direto para download

Clique no link para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER

Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário