FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 2 de abril de 2019

VU Meter 10 Leds com Transistores + PCI

VU Meter 10 Leds com Transistores + PCI


Olá a todos!!!

Fig. 1 - VU Meter 10 Leds com Transistores
No Post de hoje, nós iremos construir um VU (Volume Unit) "Unidade de Volume" para podermos utilizer em amplificadores de audio, essa é uma alternativa bastante interessante para quem gosta de incrementar o seu sistema de som. Este é um circuito medidor analógico da Unidade de Volume VU. Ele funciona integrado a saída de potência do amplificador, e serve para demonstrar o nível do sinal sonoro e sua capacidade de potência, piscando os LEDs de acordo com ritmo, sonorização, volume, como um visor de decibels. 

Por que devo usar VU com Transistor?

Se você me fazer esta pergunta, eu serei bem metódico em te explicar o porque de usar o VU com transistores envés de CI.
E esse artigo nós já temos aqui mesmo no nosso site, se você deseja construir o seu com o CI, entra na página do artigo.


Mas... É melhor com CI ou com Transistores? Isso depende de alguns fatores, porém posso te garantir que o VU com transistores é tão bom quanto com os CI, o que difere são alguns pontos que gostaria de ressaltar.

Com transistores:
  • Fácil de conseguir - Transistores existem aos milhares para essa função, encontramos em qualquer loja de eletrônica.
  • Custo - Eles são baratos quando comparados com o CI, mesmo que precisemos usar muitos transistores. 
  • Melhor Custo Manutenção: Quando algo dá errado no nosso circuito, ex.: Queima de um transistor, você pode consertá-lo substituindo um por um, não mudar tudo, diferente do CI, se queimar tem que substituir-lo. 

Com Circuito Integrado:
  • Mais fácil de construir: O CI oferece maior facilidade para a construção do circuito.
  • Manutenção mais fácil: Quando algo dá errado no circuito, o que você precisa é substituir apenas o CI.
  • Circuito simples - Adequado para aprender eletrônica básica, pois o circuito se torna mais simples para montar por ter menos peças externas.

O Circuito

O diagrama esquemático do circuito encontra-se na figura 2 abaixo, é um circuito simples porém por ser feito com transistores, existem uma quantidade de componentes maior do que se fosse feito com  um CI. Porém temos apenas as partes necessárias para a montagem, lembrando que devemos conectar a uma fonte de alimentação de 12V para podermos ligar o circuito. Em seguida, conectar na entrada do medidor VU à saída do amplificador.
Fig. 2 - Diagrama esquemático VU Meter 10 Leds com Transistores

 A PCI - Placa de Circuito Impresso, está na figura 3 logo abaixo, a disposição dos componentes estão numeradas para facilitar a montagem na PCI - Placa de Circuito Impresso

Fig. 3 - Placa de Circuito Impresso e componentes
Para que desejar o pacote com os arquivos do: Circuito EsquemáticoPCI em PDF,  e os arquivos Gerber para enviar a empresa de impressão, estaremos disponibilizando para baixar no link abaixo:

Opção 1: PCI em PDF e arquivo Gerber

Opção 2: PCI em PDF e arquivo Gerber

Funcionamento

O sinal de audio entra através do Potenciômetro P1, ele tem a função de limitar a tensão (sinal) de entrada no VU, esse deve-se ser ajustado de acordo com o seu amplificador, segundo a sua potência.
Para que o sinal passe por cada transistor Q1 à Q10, existe os resistores de polarização conectados entre a base e a entrada de sinal que limitam a corrente de polarização de base dos transistores Q1 à Q10 para aumentar a corrente até cada coletor.
Os diodos tem a tensão de corte de 0,6V, e estão ligados em série, isso significa que quando o sinal supera a barreira de 0,6V, ele entra no primeiro diodo e acende o primeiro LED, e quando a tensão passa a ser 1,2V ele entra no segundo bloco de transistor, e acende o segundo LED, e assim ocorre até o ultimo estágio.




E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logo estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá @JHO
      Não temos o aplicativo para telefones do nosso site.
      Nosso site é online mesmo, é só acessar normalmente digitando no
      navegador do seu celular www.fvml.com.br.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Como baixar esse projeto? Desativei bloqueadores, anti vírus e nada.

    ResponderExcluir
  3. Hola como puedo o que puedo A ser para usar el diagrama para usarlo pero en la entrada de audio gracias

    ResponderExcluir