FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 2 de maio de 2021

Transmissor de FM Estabilizado a Cristal, 1.8W com Transistor 2N3866 + PCB

Fig. 1 - PCI Transmissor de FM Estabilizado a Cristal, 1.8W com Transistor 2N3866

Olá a Todos!!!

No post de hoje, montaremos um simples Transmissor de FM, com estabilização à Cristal, com longo alcance e com baixo custo e componentes mínimos. 

Este Transmissor opera na faixa de VHF e contempla toda a faixa de Frequências Moduladas FM e sua frequência de operação varia entre 75MHz à 146MHZ

Sua etapa de saída utiliza o transistor 2N3866, ele tem potência de saída máxima de 3.5W, no entanto, precisa-se considerar alguns fatores como: 
  • Tensão de Trabalho 
  • Frequência de Trabalho
  • Potência de Excitação
Em nosso caso, para Frequência Modulada - FM escolhida, ele fornece cerca de 1.8W com alimentação em 12Vcc.

Atenção - Importante!

Para cada País, Região, Estado… Existem Leis a respeito das radiodifusões, telecomunicação, transmissão áudio e vídeo, etc. Não utilize equipamentos de telecomunicação sem a autorização das entidades responsáveis pela transmissão de Rádio Frequências. 

Nosso site ensina eletrônica aplicada a vários seguimentos, tudo isso para incrementar o conhecimento, não apoiamos nenhum tipo de operação ilegal. 

Para qualquer operação com RF, verifique as permissões, certifique-se da legalização no órgão responsável. No nosso PaísBrasil, o órgão responsável é: ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações.  

Funcionamento

A primeira etapa desse Transmissor, é a etapa de entrada de sinal de áudio, composta por um circuito pré-amplificador de áudio formado pelo transistor Q1 que é um transistor BC548 do tipo NPN.

Ela está configurado para ter um alto ganho na entrada, e podermos utilizar com circuitos que tenham pouco potência no sinal de saída, para excitar a entrada de áudio. 

A segunda etapa, é um circuito Oscilador formado pelo Transistor Q2 2N2222 que é um transistor de 0.5W de potência, que excita a etapa de saída, ele está em configuração classe A, e em sua base temos o conjunto oscilador à cristal, garantindo a estabilização desse oscilador.

O Cristal X1 é um cristal de 17MHz, e podemos variar conforme a frequência que iremos operar, cuja frequência de saída dependerá também da frequência do Cristal, cerca de 6 vezes a frequência de saída ficando assim: 17 × 6 =  102Mhz.

As Bobinas L1 e L2, são bobinas com núcleo de Ar 22AWG de 7 mm e devem ter o número de espiras conforme a frequência desejada, como tabela abaixo:
  • 6 voltas para 75 MHz a 85 MHz
  • 4 voltas para 85 MHz a 100 MHz 
  • 3 voltas para 100 a 146 MHz
Para frequências acima de 102 MHz, o cristal será superior a 20 MHz, e o capacitor C4 conectado entre o emissor e base, deve ser menor que os 56pF, mude para um de 47pFL3 é um Choque de RF Comercial de 4.7uH.

O campo de Rádio Frequência - RF gerado por este transmissor é relativamente grande, e com isso, pode causar problemas de interferências em equipamentos mais sensíveis.

É recomendável utilizar Placa de Circuito Impresso - PCI, em Fibra de Vidro, e também, blindar o transmissor colocando-o dentro de uma caixa metálica, o com papel envolvendo todo o involucro em folha de alumínio, também é recomendado manter toda a fiação interna o mais curta possível.

Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação deve ser muito bem filtrada, por se tratar de alimentação de um transmissor de RF, devemos tomar muito cuidado com a filtragem, a tensão de alimentação é de 12V.

Para quem for utilizar bateria ou banco de baterias, devem ser do tipo alcalino, pois o consumo de corrente será maior se comparado ao consumo de corrente do microtransmissor já vistos aqui em nosso site. A corrente média drenada deve ficar em torno de 200mA contínuo.

Na Figura 2 temos o diagrama esquemático do circuito Transmissor de FM, e como podemos ver, é de fácil construção, devido a sua simplicidade e poucos componentes. Não estamos falando ser fácil para qualquer um construir, estamos falando ser fácil para no mínimo alguém com bom conhecimento técnico em eletrônica construir.
Fig. 2 - Transmissor de FM Estabilizado a Cristal, 1.8W com Transistor 2N3866

Lista de componentes

  • Q1................. Transistor NPN BC548
  • Q2 ................ Transistor 2N2222
  • Q3 ................ Transistor 2N3866
  • C1 ................ Capacitor eletrolítico de 1uF / 25V
  • C2 ................ Capacitor Cerâmico / Poliéster 4.7nF  
  • C3 ................ Capacitor de cerâmica 22pF
  • C4, C7 ......... Capacitor de cerâmica 47pF
  • C5 ................ Capacitor de cerâmica 8.2pF
  • C6 ................ Capacitor de cerâmica 33pF
  • R1 ............... Resistor de 450k ohms (amarelo, verde, amarelo, ouro)
  • R2 ............... Resistor de 4,7 k ohms (amarelo, violeta, vermelho, ouro)
  • R3 ............... Resistor de 47 k ohms (amarelo, violeta, laranja, ouro)
  • R4 ............... Resistor de 220 ohms 1/2W(vermelho, vermelho, marrom, ouro)
  • X1 ............... Cristal 17Mhz *Ver texto
  • L1, L2 ......... Bobina com núcleo de ar de 7mm 22AWG *Ver Texto
  • L3 ............... Choke de RF de 4.7uH
  • P1, P2 ......... Blocos de 2 terminais Pinos soldáveis - ou equivalente
  • Outros ......... PCI - Fibra de Vidro,  fios, soldas e etc.

Arquivos para Baixar

Para quem deseja fazer o Download dos materiais como, o diagrama esquemático em PDF, PCB Layout, GERBER e JPG, estamos disponibilizando um link direto para realizar o Download de todo o material.

Link direto para Transferência
Clique no link ao lado para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG


Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

4 comentários:

  1. Boa tarde Jemerson Marques
    Gostaria de saber se você montou este transmissor e se ele funcionou bem.
    Qual seria a entrada de audio, microfone de eletreto ou outro dispositivo ?
    Grato pela gentileza em me informar.
    Edson Stedile ([email protected] )

    ResponderExcluir